terça-feira, 19 de março de 2013

Omelete com champignons






OMELETE COM CHAMPIGNONS

         Fazer uma omelete não requer muita habilidade, nem requinte, mas tem os seus segredos. Uma coisa é preparar ovos mexidos (que também são gostosos), outra é uma omelete. Minha mãe me ensinou que, para fazer crescer e render a omelete, é preciso bater bem as claras e gemas, por uns minutos, e depois acrescentar um pouquinho de água ou de leite (melhor). Faz crescer.
         Para uma omelete com champignon, prefira os cogumelos frescos, aos em conserva (simplesmente porque são muito mais gostosos e liberam um suco delicioso).
          Bom, vamos lá...

           Ingredientes: (para 4 pessoas)
           8 Ovos (prefira o de casca escura) 
           1 caixinha de cogumelos frescos (tipo champignon)
           Cheiro Verde (salsa e cebolinha)
           1 Cebola, grande
            Sal
            Pimenta do Reino
            Manteiga (150 a 200 gramas)
            Azeite de Oliva

            Modo de Preparar:
            Primeiro, tire os ovos da geladeira meia hora antes, para ficarem em temperatura ambiente. Abra os ovos, um por um, num tigela em separado(para verificar se nenhum está estragado). Coloque-os, todos, numa tigela alta, maior, e bata tudo com um ou dois garfos (há uma técnica, para isso, que se aprende na prática). Não coloque na batedeira, nem no processador. É ridículo. Perda de tempo e mais sujeira para limpar...
             Pré-aqueça uma frigideira  grande (diâmetro), de preferência revestida de Teflon (não gruda). Derreta a manteiga toda, com um fio de azeite de oliva (o azeite não deixa queimar a manteiga tão depressa).
              Quando a manteiga derreter, coloque as cebolas picadas ao máximo, com o cheiro verde bem picado também. Quando começar a amarelar, coloque os cogumelos fatiados bem fininho  (ou pedaçudos, se preferir, mas vai demorar mais para cozinhar).
               Quando os cogumelos amolecerem e soltarem sua água, adicione os ovos batidos, espalhando por toda a frigideira, a partir das bordas. Espalhe um punhadinho de Pimenta do Reino e adicione sal a gosto. Mexa, para misturar os ingredientes todos, antes de fritar para valer.
                Você pode virar a omelete, se desejar, mas não precisa, se souber fritar em fogo médio/alto. E só tampar, que ele cresce. É só ir abrindo buracos na omelete, onde houver partes não cozidas, para ir colocando-as para o fundo. Tentar atirar a omelete para o alto, para virar e apanhar de volta na frigideira pode custar a refeição...
                 Importante: use uma espátula de madeira, bem larga, para mexer nas partes menos fritas, se houver necessidade. Com prática e duas espátulas, é fácil virar a omelete na própria frigideira, sem arrebentá-la, quando estiver quase pronta. Ou, ainda, para enrolá-la.
                 Eu, pessoalmente, gosto de deixar meio mole, por cima, para comer com um pãozinho aquecido na hora, com generosas porções de manteiga (meu cardiologista vai ler e me cobrar essa...).


Nota do autor: Muito tempo depois de ter escrito sobre esta omelete, comprei o livro do Paul Bocuse, onde ele explica inclusive como fritar ovos e fazer omeletes. Fiquei envaidecido, de tão parecido que eu havia descrito esta receita.



Nenhum comentário:

Postar um comentário