quinta-feira, 4 de abril de 2013

Il vero pomodoro, al basilico.





IL VERO POMODORO, AL BASILICO
O verdadeiro molho de tomates, com manjericão


      
Existem dezenas de receitas – e de segredos – para elaborar um verdadeiro Molho de Tomates com Manjericão, ou, como dizem os inventores napolitanos desta maravilha, Il Vero Pomodoro al Sugo, al Basilico.

Há o jeito tradicional, demorado, mais difícil e delicioso.
      
E o prático, bem mais fácil, e não por isso menos delicioso.
      
Vamos iniciar pelo mais fácil.

       Ingredientes
       3 latas de tomates pelados
       ½ cálice de vinho tinto
       Uma colherzinha de açúcar
       Sal
       Uma ou duas cebolas, picadíssimas
       Oito a dez folhas de manjericão fresco
       Azeite de oliva, do bom
       Um dente de alho
       Extrato  de Tomate

       Modo de Preparar
        
Numa caçarola grande e larga, coloque um fundo de azeite de oliva, a cebola picadíssima ao máximo, o alho idem, para fritar (se desejar, pode colocar um pouquinho de cheiro verde – salsa e cebolinha).
         
Quando começar a dourar, acrescente os tomates pelados picadinhos (não tanto quanto as cebolas), misture bem e deixe cozinhar por uns minutos.

Acrescente as folhas de manjericão (il basilico), picadas ou inteiras, e adicione o vinho tinto. Deixe o álcool evaporar, adicione o sal e duas colheres de sopa de extrato de tomate.
          
Deixe cozinhar, por uns 15 minutos, mexendo sempre. Depois de uns 10 minutos de cozimento, acrescente a colherzinha de açúcar, espalhando bem no molho. Mexa. Deixe cozinhar mais um pouco.
           
Cozinhe até ficar no ponto desejado. Tem gente que gosta de molho mais espesso, por isso necessita cozinhar mais tempo (para evaporar mais).
          
           
Para utilizar com espagueti ou talharim, coloque o molho numa caçarola larga ou numa frigideira grande, bem quente, adicione a massa já cozida e bem escorrida, mexa bem para incorporar o molho na massa e deixe cozinhar por mais 2 minutos.

            
Daí é só servir, com um magnífico queijo parmesão.
            
Em um bom pão, para lamber o molho do prato.



Outras alternativas

            
Se você não encontrar tomates pelados ( os melhores são os italianos), pode usar – na forma mais fácil – polpa de tomate industrializada (desde que seja de boa qualidade).
            
Porém, se você desejar usar tomates “in natura”, frescos, use os mais maduros que encontrar, retire as peles e as sementes, e cozinhe por horas, uns bons 2 quilos de tomates (com os mesmos ingredientes da receita acima). Com certeza ficará ótimo, mas levará umas 3 horas, para ficar no ponto, este Molho de Tomates Frescos.

***

Outro molho muito especial é o Molho de Tomates com Carne, um bom pedaço de posta vermelha (com gordura, pesando cerca de 500 gramas, cortado em dois) ou de granito (uns 3 ou 4 pedaços de 200 gramas, com osso e um pouco de gordura, desta carne que é parte peito, parte costela do boi), que devem ser cozidos na panela de pressão, sobre uma cama de cebolas e alho picado fritos no azeite de oliva, com bacon picadinho, sal e Pimenta do Reino. Quando a carne estiver bem mole, retire o excesso de gordura, que vai ficar por cima e adicione os tomates, do molho já feito. Deixe cozinhar por uns 45 minutos...fica maravilhoso.

JJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário