quinta-feira, 13 de junho de 2013

Amêijoas à Bulhão Pato,



Amêijoas à Bulhão Pato (Berbigões)
Com receitas antológicas da cozinha portuguesa, um dos mais irresistíveis pratos da Cervejaria Trindade vem acompanhado de uma lenda: Raimundo Antônio de Bulhão Pato (1824-1912) era um espanhol (de Bilbao) filho de portugueses e muito supersticioso, jamais se sentava à mesa com 13 pessoas. Personagem do escritor Eça de Queiroz, assim foi descrito por um poeta da época: “Era ele homem fatal de sua geração, tipo viril, encarnação ideal de apetites românticos e soberanos das mulheres”. 
Gastrônomo compulsivo e cozinheiro muito respeitado, o irresistível Bulhão deixou receitas famosas como açorda à andaluza, arroz opulento, perdizes à castelhana e, como não podia deixar de ser, lebre à Bulhão Pato. Ironicamente acabou conhecido por um prato que não é seu, mas de um amigo dono de restaurante em Lisboa: Amêijoas à Bulhão Pato.
Amêijoas é um pequeno marisco da Estremadura (região litorânea na altura de Aveiro e Coimbra) que se parece com o berbigão brasileiro. A receita está no livro “Fernando Pessoa, uma quase autobiografia”, de José Paulo Cavalcanti Filho:
Amêijoas à Bulhão Pato
Ingredientes: 2 kg de amêijoas (berbigões); 2 dl de azeite; 4 dentes de alho; 1 molho de coentro; 1 limão grande; sal e pimenta.
Preparo: deixe as amêijoas (berbigões) de molho em água com sal, durante 2 ou 3 horas. Antes de cozinhar, escorra e passe por várias águas, Corte os alhos em rodelas e pique o coentro. Ponha no fogo um tacho com azeite e alhos. Quando estiver quente, junte o coentro e deixe até que estalem. Acrescente as amêijoas (berbigões) e tape, com cuidado de ir virando as amêijoas (berbigões) para que passem por baixo. Quando estiveram todas abertas, retire-as do fogo e tempere com pimenta e sumo de limão a gosto.
Há quem prefira assim, modestamente. Mas na Cervejaria Trindade as amêijoas (berbigões) vêm com muito mais alho (bem picadinho) e abundando no azeite de oliva.

DANTE MENDONÇA
Na Tribuna

                                        Cerastoderma edule
Obs: Na Itália, os berbigões de chamam VÔNGOLES e um dos pratos mais saborosos é talharim ou espaguete com vôngoles na manteiga, com cheiro verde e sal. Simples e delicioso. Bom demais. 
O melhor que saboreei foi em Veneza, no Il Grappo D'Ua (O grão de uva), restaurante num beco ao lado da Ponte Rialto. Por fora, você não dá nada pela casa, mas quando entra vê as fotos de milhares de personalidades que lá já almoçaram ou jantaram.
Como os italianos, além do talharim com vôngoles, comemos uma Fritatta del Mare (frutos do mar fritos, empanados, soberbos) e uma sobremesa de Peras ao Vinho, com uma boa garrafa do vinho da casa (delicioso). Para finalizar, com o dono do restaurante à nossa mesa, saboreamos um Amaro Averna (bem, foi mais do que um) - um bitter feito com ervas da Sicíliam envelhecido por 20 anos. Custa mais caro, no Brasil, do que uísque 12 anos - quando se encontra o Averna.
Sempre tenho, em casa...é uma delícia
JJ
                                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário