quarta-feira, 12 de junho de 2013

O Museu do Gosto



O Museu do Gosto
Depois de beijar a mão do poeta Fernando Pessoa, a segunda obrigação sob o céu do Lisboa é visitar a Cervejaria Trindade. O termo visitar não seria apropriado para uma cervejaria, não fosse ela quase um museu. Um museu da boa mesa, dos bons vinhos e até dos mais antigos azulejos, como lhe convém. Eu prefiro considerar como um museu do gosto, do tanto que gostamos.
Antigo convento da Santíssima Trindade, sua história remonta a 1325, quando foi inaugurado pela rainha Santa Isabel. Foi em uma de suas capelas, em 1542, que Luís de Camões viu pela primeira vez sua amada Catarina de Ataíde. Foi em seus salões reformados que, em 1959, Juscelino Kubitschek passou um animado Carnaval.
Em 1708 um incêndio destruiu o convento pela primeira vez e o grande terremoto de 1755 quase não deixou marcas da construção. Dessa época nasceu o dito “Caiu o Carmo e a Trindade”, para se referir a uma grande tragédia. Reconstruído, o convento queimou de novo em 1766.
A história recente começou em 1834, com a extinção das ordens religiosas em Portugal e o empreendedorismo do galego Manoel Moreira Garcia, que aproveitou as paredes remanescentes e ali instalou a Fábrica de Cerveja da Trindade, primeira de Portugal, decorada com azulejos da demolição.
 São azulejos magníficos, pintados por Francisco Ferreira, conhecido como “Ferreira das Tabuletas”. Com 175 anos, várias gerações de boêmios, artistas, trabalhadores, políticos e escritores comeram bem e beberam melhor ainda entre aqueles azulejos com imagens alegóricas e maçônicas que representam os quatro elementos, as quatro estações do ano, a indústria e o comércio.
Dentre as receitas da tradicional cozinha lusitana encontráveis na Cervejaria Trindade, dois pratos são irresistíveis como entrada: Lombo de Bacalhau a Santo Ofício e Amêijoas a Bulhão Pato.
O lombo vem assado na brasa, sobre uma fatia de pão semitorrado, com “grelos” (espécie de espinafre selvagem) salteados em azeite extravirgem e alho.
A receita das Amêijoas a Bulhão Pato vem amanhã.
DANTE MENDONÇA
Na Tribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário