segunda-feira, 8 de julho de 2013

Faça seu ketchup em casa.


FAÇA SEU KETCHUP EM CASA. DELICIOSO!




Vejam como é fácil fazer ketchup em casa:


Ingredientes:
130g de polpa de tomate
1/2 xícara de açúcar mascavo
1/2 colher (chá) de mostarda em pó
1/2 colher (chá) de sal marinho
1 pitada de canela
1 pitada de pimenta-da-jamaica
1 pitada de pimenta caiena
2/3 de xícara de água
4 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco
Preparo:
1) Misture todos os ingredientes numa panela. Leve ao fogo até ferver. Deixe por dois minutos.
2) Reserve na geladeira por 24 horas antes de usar.
---
Apesar de ter se tornado o molho mais consumido nos Estados Unidos (e mudado para sempre a história do hambúrguer e das batatas fritas), o ketchup tem origem chinesa – originalmente, era um molho fermentado de peixe, e o tomate não passava nem perto da receita.
Os americanos levam o ketchup tão a sério que, em 1940, foi instituído no país um “Padrão de Identidade” para qualquer produto vendido como ketchup, catsup ou catchup. Segundo a lei, deve ser um molho à base de tomate, cozido e coado, feito com vinagre, sal e açúcar, temperado com cebola, alho e especiarias. Pelo regulamento, a pele e as sementes do tomate devem ser retirados. A determinação não só estabeleceu a fórmula para o produto como oficializou o tomate como ingrediente principal, ofuscando versões até então populares, como de banana e manga.
Como a regra vale para os ketchups industrializados – e nosso negócio aqui é mandar você para a cozinha –, ficamos com a definição do Oxford Food & Nutrition Dictionary: ketchup é um molho picante e condimentado, feito com frutas e vegetais, vinagre e especiarias. O de tomate é só o tipo mais comum.
-
Fonte: Paladar

Nenhum comentário:

Postar um comentário