segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Maionese caseira.

Maionese caseira feita com ovos suavemente cozidos

mayo1
É muito fácil fazer uma deliciosa maionese caseira. Ela fica leve, saborosa e muito mais saudável que as maioneses industrializadas.
Ingredientes:
3 ovos brancos de casca fina (você vai precisar de 2 gemas “suavemente” cozidas e de um ovo inteiro também “suavemente” cozido – veja abaixo a receita de como cozinhar  ”suavemente” os ovos*),  1 colher de sopa de mostarda Dijon, 1 colher de sopa de açúcar, uma colher de sopa de suco de limão, 2 copos de óleo de canola, sal e pimenta do reino a gosto.
* Como cozinhar “suavemente” um ovo ou como deixar um ovo levemente cozido:
1- Deixe os ovos em temperatura ambiente.
2- Ponha água para ferver.
3- Enquanto a água ferve,  despeje uma forma de gelo dentro de uma tigela com água de modo que a água fique bem gelada.
coddle_process4
4- Coloque cada ovo em um recipiente separado.
coddle_process2
5- Despeje a água fervendo sobre os ovos  e deixe agir por 1 minuto.
6- Com uma colher retire os ovos da água fervente e coloque-os na água gelada. Tome cuidado para não quebrar a casca. Deixe na água gelada por 2 minutos e retire.
Modo de fazer:
imagesCAS219481- Cozinhe “suavemente” os 3 ovos.
2- Separe 2 gemas e ponha-as no processador juntamente com o terceiro ovo inteiro. Junte aos ovos a mostarda Dijon, o açúcar, o sal, a pimenta e o suco de limão e processe por 1 minuto.
3- Com o processador ligado, vá despejando muito vagarosamente o óleo de canola até que a mistura fique lisa e homogênea.
4- Desligue o processador e prove a maionese. Se precisar, dependendo do seu gosto, adicione à mistura mais sal, pimenta, açúcar ou mostarda. Para finalizar, acrescente o suco de limão.
5- Coloque a maionese em um vidro fechado e guarde na geladeira.

Post da Virginia

Nenhum comentário:

Postar um comentário