quinta-feira, 1 de agosto de 2013

O delicioso iogurte grego

yogurt-gallery-x




O IOGURTE GREGO


O iogurte, como sabemos, é uma excelente fonte de bactérias benéficas chamadas probióticas. Essas bactérias vivem no sistema gastrointestinal e são fundamentais para o nosso sistema imunológico. Elas também colonizam a quantidade limitada de lugares nas paredes intestinais, deixando assim pouco espaço para as bactérias nocivas. Idealmente, uma boa flora domina nosso ecossistema intestinal mas esse equilíbrio pode ser derrubado por estresse, doenças, antiácidos, antibióticos, consumo elevado de açúcar refinado, gordura animal e álcool.
2227AA receita abaixo garante um ótimo aporte das preciosas bactérias amigas do nosso organismo.
Você vai precisar de:
1 litro de leite, 1 potinho de iogurte natural em temperatura ambiente, com no máximo 5 dias de fabricação, contendo lactobacilos vivos e sem aditivos como conservantes, corantes, açúcar ou adoçantes. Eu usei o Iogurte Paulista desnatado, o potinho é verde, a receita ficou ótima!
Como fazer:
Aqueça o leite em fogo brando, mexa de vez em quando até ferver. Retire do fogo e deixe esfriar ( até você conseguir pôr o dedo dentro, contar até dez sem se queimar). Se você tiver um termômetro, a temperatura ideal do leite é de 45 graus – e você poupa o seu dedinho.
imagesCAC767WQEm um recipiente de vidro, misture muito bem o iogurte com o leite, mexendo com uma colher bem limpinha. Enrole a vasilha em uma toalha e deixe dentro do forno (desligado, viu?) com a lâmpada acesa.
Quando o iogurte estiver firme (de 6 a 10 horas depois), retire do forno. Use uma peneira forrada com um paninho fino ( pode ser uma fralda nova ou gaze estéril em várias camadas). Com uma concha, coloque o iogurte com cuidado, na peneira forrada. Tampe e deixe filtrando dentro da geladeira por 3 horas.  Depois disso, misture bem e…voilá!
Se quiser, você pode saborear o seu iogurte com morangos, maracujá ou outra fruta da sua preferência.

Post da Valéria Bonafé

Muito bom!!!
JJ
img_1_33_1055

Nenhum comentário:

Postar um comentário