sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Caldeirada de Frutos do Mar

Caldeirada de frutos do mar
Caldeirada de frutos do mar com pirão e farofa de banana da terra.Caldeirada de frutos do mar com farofa de banana-da-terra e pirão (Foto/ Anacreon de Teos).
Ingredientes
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 cebolas grandes, cortadas em tiras
1 cebola grande, picada
4 dentes de alho, esmagados
3 pimentões grandes (um de cada cor), cortados em tiras
4 a 5 tomates, cortados em tiras
300g de lulas, em anéis e com os tentáculos
700g de camarões descascados
1 polvo pequeno, já cozido e cortado e pedaços
300g de marisco (bacucu ou sururu), já cozido
300g de mexilhão, já cozido
800g de filé de peixe branco, de carne firme, cortado em cubos
2 colheres (sopa) de extrato de tomate
1 pimenta dedo-de-moça, picada sem as sementes
600 ml de caldo de peixe
400 ml de leite de coco
1 maço de coentro picado
1 maço de cebolinha picada
1 maço de salsinha, picada
Sal
Pimenta-do-reino, moída na hora, de preferência
2 limões (suco e raspas da casca)
Farinha de milho

Preparo
Em uma panela grande aqueça um generoso fio de azeite e refogue metade da cebola picada e os dentes de alho esmagados. Quando murcharem, junte as outras cebolas em tiras finas ao refogado.
Acrescente os pimentões e os tomates ao refogado e misture bem.
Em um refratário, coloque o peixe, as lulas e os camarões e tempere com um pouco de sal, suco e raspas de limão e pimenta do reino a gosto.
Em outra tigela, tempere o polvo, os mariscos e os mexilhões com limão, sal e pimenta.
Quando as verduras estiverem refogadas, acrescente o extrato de tomate e ½ pimenta dedo-de-moça picada. Acrescente o caldo de legumes (quente) e o leite de coco até cobrirem toda a verdura. Misture e deixe levantar fervura lentamente.
Junte 1/3 da folhas de salsinha, coentro e cebolinha e misture bem.
Por fim, acrescente os cubos de peixe, mexa delicadamente para que as verduras o cubram. Em seguida os camarões e as lulas e, em seguida, os outros frutos do mar. Tampe a panela e deixe ferver por cerca de 10 minutos.
Desligue o fogo, retire cuidadosamente metade do caldo com a ajuda de uma concha e reserve em outra panela. Salpique mais 1/3 da mistura de salsinha, coentro e cebolinha picada. Tampe a panela para manter a caldeirada aquecida. Se necessário, aqueça até levantar leve fervura antes de servir.
Faça o pirão aquecendo o caldo e juntando, aos poucos, a farinha de milho, sempre mexendo, até que atinja a consistência desejada. Verifique o sal, espalhe por cima o restante das folhas de tempero, a outra metade da pimenta dedo-de-moça e sirva junto com a caldeirada.
Rendimento: 12 porções.

Receita do amigo Luis Augusto Xavier, que acrescenta:

Pouco antes de servir fizemos uma Farofa de Banana-da-terra, que nem receita precisa para explicar. É só dourar na manteiga um pouco de cebola roxa picada, juntar umas três ou quatro bananas-da-terra cortadas em meias rodelas e deixar refogar até amolecerem, mas sem perderem a consistência. Acrescente farinha de milho aos poucos até que a mistura adquira a consistência desejada. Salpique sal, pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência) e um pouquinho de páprica doce. Está pronta.


Hummmmm....

JJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário