terça-feira, 22 de outubro de 2013

Vitela ao forno, à portuguesa

Vitela assada com tomilho e brócolos

VITELA AO FORNO, À PORTUGUESA


Ingredientes
650 gramas alcatra de vitela

3 dentes de alho

tomilho

sálvia

1 taça generosa de vinho branco

4 colher de sopa azeite

1 colher de chá sal

3 colher de sopa pimentão doce (páprica doce)

pimenta preta (do reino, ou mix de pimentas)

400g brócolis

500g batatinha nova 


Modo de preparar

Pré-aqueça o forno a 200ºC.
Descasque dois alhos e triture-os no pilão, com três colheres de sopa de azeite e o pimentão/páprica doce. Sele a carne com este preparado, juntando o tomilho. a salvia, uma colher de chá de sal refinado e a pimenta moída na hora (pode ser um mix de grãos de pimentas, dá mais sabor ainda).
Coloque a alcatra num tabuleiro de ir ao forno e regue-a com o vinho branco. Leve ao forno a 200ºC durante 15 minutos. Após esse tempo, baixe o forno para 170ºC e deixe cozinhar durante cerca de uma hora.
Tenha o cuidado de ir virando a carne de vez em quando, para assar de forma uniforme, e vá regando com o molho da assadura.
Cozinhe as batatinhas com casca numa panela com água e uma pitada de sal. Deixe esfriar e descasque-as. Adicione-as à carne 15 minutos antes do final do tempo de assar. No final, deverão apresentar-se ligeiramente crocantes r coradas.
Entretanto, lave e prepare os brócolis e introduza-os numa panela com água a ferver e uma pitada de sal e deixe cozinhar durante cinco minutos. Retire-os com uma escumadeira e reserve. Sirva com a vitela.
Se desejar, faça um risoto de brócolis, que também fica delicioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário