terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Fórmula Básica para fazer Picles.




Fórmula Básica para fazer Picles.


A fórmula básica para fazer picles é 1 medida de água, a mesma quantidade de vinagre e 1 colher (sopa) de sal para 3 cada colheres (sopa) de açúcar. Você pode adicionar a esta salmoura outros temperos, como sementes de mostarda e folha de louro.
Escolha o vegetal, lave e seque e coloque-o no pote de vidro (previamente esterilizado). Ferva a salmoura e despeje sobre o vegetal. Tampe e cozinhe em banho-maria por 15 a 30 minutos. Dê um choque térmico no vidro com água fria e reserve-o virado para baixo de um dia para o outro. Guarde o picles fechado por pelo menos 1 a 2 semanas antes de abrir.
Para quem quiser se aventurar além do básico, basta seguir os bons conselhos da autora do Livro das Conservas (Publifolha, 352 págs., R$ 59.90), a inglesa Lynda Brown. Ela é uma especialista em picles, em horticultura e em plantações orgânicas de pequeno porte e destaca, abaixo, dicas para o preparo da conserva.



1. Higienize as frutas e esterilize os potes e as tampas.
2. Dá para fazer picles de quase todos os vegetais, porém os melhores são os mais duros e as frutas bem firmes.
3. Use sal marinho ou kosher. O sal de cozinha deve ser evitado, pois contém iodo, que escurece o legume e turva o líquido da conserva.
4. Legumes com alto teor de água devem ser salgados para perder a umidade.
5. Picles requer tempo de maturação. Seja paciente.
6. Use apenas produtos frescos em seu melhor estado.
7. Vinagre balsâmico confere sabor, mas não tem propriedade de conservação.


Fonte: Paladar/Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário