sábado, 14 de dezembro de 2013

Mitos alimentares e a verdade.

A mudança dos mitos alimentares.

Passamos a vida toda cercados de crenças alimentares. Por exemplo, “o ovo faz bem para a saúde”. Depois não faz, depois faz e, por último, depende. A mesma coisa aconteceu com a manteiga e a margarina. Quando surgiu a margarina, acreditava-se que ela era mais saudável que a manteiga. Hoje sabemos que é mito.

Mitos e verdades nos acompanham durante a vida e, quando desmentidos, pelo avanço da medicina, é difícil mudar um hábito já adquirido. 
 
  •  
               (Foto: Walter Koyama)
Há alguns dias,  foi publicado um estudo na revista médica British Medical Journal, dizendo que as gorduras saturadas da manteiga, do queijo e da carne vermelha não são tão prejudiciais para o coração como se pensava até agora. A pesquisa foi coordenada por Aseem Malhotra, do hospital universitário de Croydon, em Londres.

De acordo com Malhotra, os produtos desnatados contém grandes quantidades de açúcares acrescentados. É feita uma substituição da gordura eliminada nos alimentos por açúcares e adoçantes, para deixá-los um pouco mais saborosos. O mito que as gorduras saturadas influenciam nas doenças cardíacas esteve presente durante quase quatro décadas.

Quando criança, sempre antes de dormir era obrigada a tomar um copo grande de leite puro. Lembro que tampava o nariz, tentava virar tudo de uma vez só, e em seguida bebia um copo d’água, para tirar o gosto do leite da boca. Tudo isso recomendado pelo pediatra. Hoje não consigo mais nem sentir o cheiro de leite que me enjoa. Sempre gostei de queijo, carne, e por esse motivo os amigos mais “naturebas” me repreendem. Eles sempre me indicam os desnatados e, se possível, a soja.

O resultado da pesquisa também não quer dizer que podemos abusar da carne vermelha e da lactose. Tudo em excesso faz mal. Manter uma alimentação correta e equilibrada é o básico para uma vida saudável. Mas os naturebas que me perdoem, mas depois dessa última pesquisa britânica ficarei mais aliviada e com menos peso na consciência quando entrar numa churrascaria. 

Luíza Tenan, em Época.



PS.: O negrito é meu. JJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário