segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Águas aromatizadas. Experimente.


ÁGUAS AROMATIZADAS. EXPERIMENTE!
Verão, calor, sol. Que tal aproveitar cores, sabores e perfumes desta estação iluminada?
Nosso paladar pede coisas leves, buscando uma sensação de frescor. Janelas abertas deixando entrar aquela brisa suave que nos envolve e revitaliza. Queremos enfeitar a casa com flores do campo, ver o mar, cair numa piscina ou até mesmo entrar embaixo de um chuveiro geladinho. Nosso paladar muda, frutas, verduras e legumes entram com prazer em nosso cardápio e água… Muita água!
Uma ótima dica para essa época são as águas aromatizadas naturalmente. Hidratantes, diuréticas, favorecem a eliminação de toxinas, e permitem os mais extraordinários sabores. São tão lindas que enfeitam a mesa e agradam os olhos e o paladar.
As águas aromatizadas são novas por aqui, mas vem sendo utilizadas para vários fins há muito tempo. Aromatizadas com rosas, laranja, anis eram as bebidas favoritas em locais com restrições ao álcool feitas pelo Alcorão. Egípcios, gregos e romanos as usavam na limpeza das mãos em jantares de gala, pois ainda não conheciam os talheres. Ainda usamos as tigelinhas com lavanda em jantares mais formais, herança dessa época.

Dicas na preparação de águas aromatizadas naturalmente

Vamos à algumas dicas na preparação de águas aromatizadas para amenizar o calor e hidratar nosso corpo. Sempre utilize água filtrada ou mineral bem gelada, fica bem legal adicionar alguns cubinhos de gelo. Deixe por volta de 1 hora para conseguir acentuar o sabor:
  • 2 ou mais galhinhos da erva de sua preferência (hortelã, alecrim, manjericão, capim limão, etc). Pode  misturar várias.
  • Rodelas de limão, laranja, estrelinhas de carambola, sementes de romã. Pode usar cascas em espirais para decorar, desde que sejam orgânicas.
  • Especiarias como gengibre, cravo, anis-estrelado ou canela em pau. Experimente água com mel, manjericão e nozes.
  • Pétalas de rosas (sem agrotóxicos) com umas gotinhas de água de rosas (encontrada em lojas árabes e supermercados)
  • Crie sua própria água misturando alguns dos itens acima: laranjas ou limões com cravos espetados. Misture ervas de sua preferência. Fica lindo numa jarra de vidro transparente.
  • Outra idéia é colocar pedacinhos de ervas ou especiarias dentro da água que vai fazer o gelo, combinando com o sabor que escolheu. Um pouco de licor de menta na água do gelo também vai dar um efeito bem especial.
Não se esqueça de comparar com as industrializadas e ganhe em saúde e sabor fazendo a água do seu jeitinho.
 -----------------------------------------------------------------

Água aromatizada industrializada 

não é saudável. Compare!

Refrigerante de Citrus de Baixa Caloria H2OH Garrafa – 500ml
Ingredientes: Água gaseificada, suco de limão concentrado, vitaminas: B3, B5, B6, aromatizantes: aroma natural, de limão e aroma natural de grapefruit, acidulante ácido cítrico, conservadores: benzoato de sódio e sorbato de potássio, edulcorantes: aspartame (21mg/100ml) e acessulfame de potássio (8,5mg/100ml), sequestrante EDTA cálcio dissódico. Não contém gluten.

Água de coco é uma ótima opção!

Outra dica para o verão é a água de coco. Preferência nacional em todas as praias do país. Rica em nutrientes e sais minerais, considerada um isotônico natural, contém vitaminas C e do complexo B. Saborosa, refrescante e um excelente reidratante.
Mas tudo isso é a água de coco natural, aquela que vem do coco mesmo, uando industrializada já vem acompanhada de alguns aditivos químicos não muito saudáveis. Além do sabor à La Sabão de coco, característico dessas bebidas em caixinhas. Compare!
Água de Coco DUCOCO 1 Litro
Ingredientes:Água de coco, frutose (menos de 1% para correção de brix) e conservador INS 223. Não contém gluten.
Água de Coco TAEQ 200ml
Ingredientes:Água de coco, frutose (máximo 1%) e conservador metabissulfito de sódio. Não alcoólico, não fermentado. Não contém gluten.
Fonte: Pão de Açucar

Nenhum comentário:

Postar um comentário