domingo, 2 de fevereiro de 2014

Receita especial: Risoto de Funghi do JJ



RISOTO DE FUNGHI DO JJ



           Já me deliciei com muitos risotos na minha vida e, devo confessar, adoro inventar risotos, aos domingos. De morango, de abóbora, de camarões com feijão branco, de ervilhas e cogumelos, de açafrão, de queijo, de lingüiça com camarão, de frutos do mar...
           Mas um dos meus risotos tem sido o mais pedido, pela família: o de cogumelos.
            Misturo no mínimo 5 ou 6 tipos diferentes de cogumelos (os que encontrar no mercado) e o resultado é, sempre, muito, muito gostoso. Já cheguei a fazer um com 14 tipos diferentes de cogumelos (frescos, secos e em conserva). Na minha dispensa tenho sempre 6 ou 7 tipos de cogumelos secos, além de vidros de cogumelos de Paris em conserva.

            Bem, vamos à receita:

            Ingredientes (para 4 a 6 pessoas)
             
            1 cx. de cogumelos  Champignon (brancos)
            1 cx. de cogumelos Shitake
            1 cx. de cogumelos Porcini (frescos)
            1 cx. de cogumelos desidratados (diversos ou Porcini)
            1 vidro de cogumelos em conserva (Champignon)
            1 cx de cogumelos Shimeiji, da palha  – pequeninos
            2 dentes de alho
            1 cebola grande ou 2 médias
            Cheiro Verde (salsinha e cebolinha)
            Alho Poró
            Óleo de Oliva
            Sal
            Pimenta do Reino moída
            Queijo Parmesão
            Manteiga
            Vinho branco seco.


             Modo de Preparar:

            Primeiro, coloque os cogumelos desidratados numa panela ou vasilha com água morna, por uns 20 minutos – para eles se reidratarem. Não jogue a água fora.
           Lave todos os outros cogumelos, inclusive os em conserva.Rapidamente. Nada de escovar os mushrooms.Tire as ponta dos talos de todos. Corte-os em formatos diferentes: fatias finas e largas, outros corte na transversal, em quatro. Só não corte os cogumelos pequenos. Deixe-os inteiros. Os cogumelos da palha devem ser separados, pois nascem em chumaços.
            Numa panela larga, ou caçarola, coloque um bocado de manteiga com o óleo de oliva. Quando aquecer, coloque a cebola cortada bem picadinha e, depois, o alho  (uma dica: esmague o alho com o fundo de uma colher, para tirar a casca mais facilmente, antes de picar).
             Vá colocando os cogumelos e o cheiro verde, aos poucos, e vá fritando. Quando os cogumelos frescos estiverem quase prontos, adicione o sal, os em conserva e os desidratados que estavam na água (pode cortá-los, em pedaços menores, se forem grandes). Hoje, a gente encontra uma infinidade de cogumelos frescos e desidratados nos supermercados, mercearias e mercados.
           Depois de uns 3 a 5 minutos, coloque um copo de vinho branco seco. Deixe o álcool evaporar e então acrescente o arroz arbóreo italiano. Isso mesmo! Arroz Arbóreo Italiano. Não adianta fazer com nenhum arroz brasileiro, tipo agulha, parboilizado. Não fica igual.
            Dica: uma boa mão cheia de arroz, sem lavar, para cada 2 pessoas.
            Ou uma xícara de chá para cada 2 pessoas, para não ficar em dúvida quanto ao tamanho da mão...
             E, repito: não lave o arroz!
           Para 6 pessoas, que é a quantidade desta receita, 3 xícaras ou 3 mãozonas das boas. Um pouco mais, um pouco menos, não vai estragar o prato, garanto.
              Deixe o arroz pegar gosto, naquele molho, por uns 2 minutos e então acrescente 2 bons copos de água quente e aproveite a água na qual você hidratou os funghi secchi.
              E deixe cozinhar por uma meia hora, mexendo de vez em quando, para não grudar no fundo. Em fogo médio. No fogo alto, gruda e queima. No baixo, demora um século – fica bom, mas não precisa demorar tanto.
          Dica: quando estiver no ponto, adicione meio pacote de manteiga em pedaços, para ir derretendo. Experimente. Provavelmente você vai desejar um pouco mais de sal. A pimenta do reino adiciona sabor, mas use pouca.
             Sirva com parmesão ao lado (tem gente que não gosta, pode?), acompanhando uma boa carne assada.

               Finalizando, este risoto é buoníssimo!

JJ




Nenhum comentário:

Postar um comentário