quarta-feira, 16 de julho de 2014

Maracujá. O fruto da paixão.

Maracujá, o fruto da paixão

MARACUJÁ. O FRUTO DA PAIXÃO.

Em italiano, em inglês e em francês, o maracujá tem seu nome relacionado à paixão e não é por acaso. No Brasil, o nome do fruto provém da língua indígena e significa alimento em formato de cuia, mas a paixão brasileira pelo maracujá, presente em muitas receitas tropicais, não fica atrás. Isto porque o fruto tem mais propriedades benéficas que se pode imaginar.
Conhecido pelo seu poder tranquilizante, a ingestão do maracujá proporciona sensação de bem-estar e funciona como um calmante natural no organismo.

Atuação no sistema nervoso central

Para combater os distúrbios do sono, ansiedade e depressão, tome suco de maracujá. As substâncias alcaloides e flavonoides do maracujá atuam no sistema nervoso central, proporcionando uma sensação enorme de bem-estar. Mas nem só da polpa vive o maracujá, visto que o fruto pode ser aproveitado por inteiro: as casca e as folhas também são benéficas à saúde. A casca pode ser utilizada na diminuição da gordura do organismo.

A casca no combate a obesidade

A casca do maracujá é rica em pectina, uma fibra capaz de enviar gorduras para fora do organismo, ou seja, de favorecer o emagrecimento do corpo humano. A casca do maracujá, em forma de farinha, pode ser misturada a iogurtes e sucos. Mas, o poder do maracujá não para por aí, pois também proporciona a diminuição da glicose presente no sangue e na urina. Esta é mais uma propriedade do fruto, que atua a favor da saúde humana ao combater a diabete.

Maracujá X Diabete

A diabete, uma doença metabólica, é caracterizada pelo aumento da glicose no sangue. Essa doença causa insuficiência renal, problemas na visão, ataque cardíaco e má cicatrização. A casca do maracujá diminui os índices de glicose no organismo porque funciona como apoio à produção de insulina para o diabético.

A beleza presente nas sementes do maracujá

A indústria da beleza utiliza o maracujá em suas fórmulas porque o fruto possui, nas sementes, um óleo com grande quantidade de ácido graxo. As sementes são trituradas e incluídas em fórmulas de produtos de beleza com bastante sucesso e eficácia, devido às ações emolientes e antioxidantes do maracujá. As sementes do maracujá são como uma joia para a indústria de cosméticos, assim como as folhas são largamente utilizadas pela indústria farmacêutica, por sua imensa propriedade medicinal.

Nas folhas, o segredo da tranquilidade

Atenção, talvez você não saiba, mas é justamente nas folhas do maracujá que se encontra o seu maior poder tranquilizante. Entretanto, você não deve fazer chá caseiro de suas folhas, somente laboratórios especializados devem produzir medicamentos utilizando as folhas do fruto. Isto porque as folhas do maracujá possuem algumas substâncias tóxicas que, em casa, não conseguimos extrair.
Imagem oferecida por  Marcelo Cyrino. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário