quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Ah! Esses queijos franceses!


Ah! Esses queijos franceses!
.
Dicas sobre alguns queijos pouco conhecidos dos brasileiros, dica do meu amigo Costa Kotzias (bom gourmet e grande amigo).

JJ
Ossau Iraty
É da região dos Pirineus franceses e País Basco, do lado atlântico, na fronteira com Espanha. É feito com leite de ovelha, tem a casca dura e gosto amendoado.


Gaperon
É de Puy de Dome, na região de Auvergne, no centro da França. Aproveita-se as sobras do leite e da manteiga que são misturadas com uma variedade de alho rosa produzido exclusivamente lá. Pode ser misturado também com pimenta do reino. Ele é curtido dentro de um pano,no inicio era guardado próximo a chaminé da fazenda .

Chaource
É originário da cidade de Chaource em Champagne do sul . É produzido desde a Idade Média com massa cremosa e um leve sabor de Avelã. É frutado e fica mais salgado à medida que envelhece.
Fourme d Ambert
É um queijo com massa mofada com sabores rústicos de flores e de ervas do Massif Central, uma região vulcânica, no centro da França. Esse queijo é produzido desde a época do Império Romano. Em determinada época, esse queijo era usado, como moeda, para o pagamento de despesas como de aluguéis de pastos. Tem casca macia e flexível e é úmido. Tem sabor característica .
Munster
É um queijo produzido com leite de vaca. É produzido em Vosges, no limite com a Alsácia. Esse queijo foi elaborado , no século XII por um monge irlandês pregando na região. A ideia era guardar o leite e abastecer a região no inverno. O queijo é produzido com leite de vacas da raça Vosgiennes, uma animal que se destaca pelas cores cinza e preta e uma grande faixa branca em seu dorso. Tem a massa mole e a casca lavada,com um cheiro marcante
Sein de Nounou
Em forma de peito de baba ( tradução direita ) , que deu o nome
Queijo à base de leite de cabras. Tem textura macia e passado em pó de cinza. É produzido na região do Vale do Loire.
Trou du Cru
Queijo produzido na região da Borgonha com a base do queijo Epoisses, que já era produzido pelos monges no século XVI. É pequeno e lavado com Marc de Bourgogne (álcool destilado das borás de uvas) com odor forte que leve o nome a confusão .
Feuille du Limousin
Queijo enrolado em folha de castanheira portuguesa. Essas folhas, inicialmente, eram usadas para que os queijos não grudassem uns nos outros. Com o passar do tempo, as folhas passaram a ser usadas para secar, imprimir uma marca registrada e passar o gosto para o queijo.

Fonte: Jornal do Brasil/Blog do Reinaldo e Google

Um comentário: