sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Farfalle ao Pesto



Farfalle ou gravatinha para os íntimos é um tipo de macarrão que eu gosto muito e a família toda, aqui em casa,  também, elas acham lúdico e comem brincando. Mas o farfalle também é uma massa sofisticada, dependendo do molho que você coloca, pode ser um prato de um jantar especial.
Já o pesto é um molho típico italiano, da região de Gênova. A característica principal dele é que ele é batido no pilão. Aqui, bati no liquidificador, para os ortodoxos da gastronomia, isto deve ser uma falha grave, mas para quem não tem pilão funciona direitinho. No pesto tradicional, se usa pignoli, eu fiz o pesto com amêndoa, mas também pode ser feito com nozes ou castanha. Com tanta modificação do pesto tradicional, daqui a pouco os baluastres da gastronomia vão me crucificar.
Mas a receita, aqui, é com o pesto abrasileirado. Todavia, se desejar, faça o Pesto com Pinolis e no pilão, amassando muito bem.

 

Farfalle ao Pesto de Manjericão e Amêndoa


Ingredientes

1 pacote de farfalle de 500 g

Para o pesto:
2 xícaras (de chá) de folhas de manjericão
3 dentes de alho
1 xícara (de chá) de amêndoas sem casca
1 xícara (chá) de azeite extra virgem
2 colheres (de sopa) de queijo parmesão ralado na hora
Sal a gosto

Modo de Preparar

Coloque uma panela grande, com bastante água para ferver. Acrescente sal até ficar mais ou menos como água do mar. Bem salgada. Quando ferver, acrescente  o macarrão e mexa. Deixe cozinhar até ficar al dente, não deixe muito mole. Se a massa não for fresca, se for aquelas que vendem nos supermercados na seção de macarrão, vai ser algo em torno de 8 minutos, mas pode variar. Então depois de 5 minutos que o macarrão tiver sido colocado na panela, experimente e veja quanto tempo ainda fica. Depois escorra á água e misture o molho
Se quiser ver a receita do pesto com o passo a passo em fotos clique aqui: Pesto de Manjericão com Amêndoa.
Preparo do Pesto (replau de ontem)...
Coloque o azeite no liquidificador, seguido de todos os outros ingredientes. Bata, usando a tecla Pulsar do liquidificador. Dê umas chacoalhadas no liquidificador, para bater melhor e de quando em quando desligue o liquidificador, mexa com uma colher e pulse um pouco mais até triturar tudo.
Deixe o pesto descansar um pouco até os sabores se misturarem. Depois é só colocar sobre a massa. Eu coloquei metade do pesto sobre o farfalle, misturei cuidadosamente e coloquei o restante do pesto por cima para enfeitar. Sirva quente.

JJ

Fonte: Aqui na Cozinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário