quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

8 PAÍSES CUJA GASTRONOMIA É EXCEPCIONAL

Tailandia.-Foto-de-Eva-Campos-Robles-en-Pinterest

8 PAÍSES CUJA GASTRONOMIA É EXCEPCIONAL

A gastronomia de um determinado país pode revelar muito sobre seu povo e sua cultura. Por exemplo, a personalidade agitada, alegre e ‘caliente’ dos mexicanos se reflete em suas comidas apimentadas e cheias de sabor. Quando se visita um país, para conhecê-lo verdadeiramente, é necessário provar dos pratos típicos locais e deixar preconceitos e preferências de lado. A Qual Viagem listou oito países que são famosos por sua gastronomia e que, só de pensar, já dão água na boca.

Itália

vinho-ideal-massa
A culinária italiana é muito presente na cultura do Brasil, mas não há nada que se compare com a oportunidade de provar o sabor direto da fonte. Entre pizzas e massas acompanhadas de molhos deliciosos, não há quem resista a experimentar um pouco dessa gastronomia. O país também possui inúmeras vinícolas de onde saem vinhos espetaculares que, combinado com queijos artesanais, forma um sabor inesquecível.

Japão

comida-japonesa_
O Japão é conhecido pelo costume de consumir os peixes sem cozinhar, o que acabou influenciando diversos países a fazer o mesmo. Os pratos mais populares são sushi, sashimi e yakisoba, mas não os únicos. O donburi, por exemplo, é muito procurado no país. Trata-se de uma tigela contendo arroz cozido coberto por peixes, carnes e vegetais misturados com um molho leve. Vale lembrar que no país, come-se com os hashis – pauzinhos de madeira que substituem os talheres.

Peru

Ceviche-tradicional-Killa-Crédito-Tadeu-Brunelli
Quando o assunto é gastronomia, o Peru se destaque em variedade de estilos e sabores para todos os gostos. Em cada região do país, a culinária tem um toque especial e diferente. Os pratos típicos da costa norte, por exemplo, são refrescantes e com grande variedade de peixes. Ceviches e sudados, que combinam as espécies marinhas com ácidos, picantes e ervas aromáticas proporcionando sabores frescos e intensos, estão entre os destaques do menu da região. Já na serra peruana, os pratos são feitos com cuidado nos valores nutricionais; os antigos habitantes do Peru souberam combinar para criar agradáveis sabores, sem que percam suas propriedades naturais utilizando panelas de barro.

México

Pineapple_and_Cucumber_Guacamole-9-1024x681
Além dos famosos tacos, burritos e guacamole, o México possui diversas tradições culinárias em todas as regiões do país. A fusão de sabores aromas e texturas em pratos como o mole e os tradicionais molhos mexicanos é um deleite para os paladares mais exigentes. Quem visita o México não pode deixar de experimentar a cozinha regional de Yucatán e de Oaxaca. A gastronomia oaxaquenha é uma das mais famosas no México e inclui o mole, as tlayudas (uma grande tortilha que é acompanhada com ingredientes regionais) e, para os aventureiros, os gafanhotos temperados com sal, alho e outras especiarias.

Tailândia

pad thai
Um país rico em aromas e sabores, cheio de ingredientes especiais e requinte e criatividade quando se trata de gastronomia. Essa é a Tailândia. O exotismo da culinária tailandesa faz dela uma das mais ricas do Oriente Médio. O arroz é um dos alimentos que nunca faltam à mesa. Os molhos preparados com vários ingredientes são garantidamente a base da gastronomia local. Malaguetas, patés de caranguejo, alho e especiarias, não se limitam a ser utilizados apenas como tempero, desempenhando um papel específico, como, por exemplo, o molho de peixe, (nam pla), que em muitos pratos substitui o sal. Entre os detalhes mais importantes estão a apresentação, a delicadeza e a arte com que cada prato chega à mesa, não faltando nunca os arranjos florais nem as frutas ou verduras cortadas nas mais artísticas e criativas formas.

Espanha

Comidita-146
A gastronomia espanhola é daquelas que proporciona prazeres inesquecíveis. Com sua variedade de sabores e estilos, ela promete agradar a todo o tipo de paladar. A base principal desta culinária é o uso de azeite de oliva, gordura vegetal ou animal, manteiga de porco, assim como uma enorme variedade de frutas e verduras, tiradas da cultura árabe, e outros ingredientes como batatas e tomates que vêm da América. No norte, por ser uma região bastante chuvosa, garante uma variedade gastronômica muito rica, tanto de carnes como de peixes. A cozinha mediterrânea utiliza trigo, azeitonas e o vinho, com outros acompanhamentos, como arroz, legumes, alho, vegetais, queijo e iogurte, peixe, carnes, ovos e frutas. Um dos pratos mais famosos do país é a paella, com base de frutos do mar e arroz.

Portugal

bife a portuguesa
Portugal possui uma gastronomia muito próxima à brasileira, devido a grande variedade de pratos, como carnes bovinas, aves, peixes, e etc. Os portugueses levaram para a Europa o coentro, a pimenta, o gengibre, o caril, o açafrão e a páprica. Graças à expansão do seu império ultramarino, eles foram os primeiros europeus a desembarcar nas Molucas, na China, no Japão e na Etiópia. Com isso, trouxeram outros diversos ingredientes, enriquecendo ainda mais sua culinária. Apesar da grande qualidade do seu peixe, os portugueses gostam muito de carne e preparam-na de acordo com as mais variadas e saborosas receitas. O “Bife à Portuguesa”, cozinhado normalmente com um molho à base de vinho do Porto, é servido um pouco por todo o país. Isso sem falar no bacalhau, símbolo da culinária lusa assim como o pastelzinho de Belém.

Grécia

moussaka
Pode-se dizer que a gastronomia grega é dos deuses. A população da Grécia, desde o início dos tempos, sempre prezou comer e, ao passar dos séculos, sua culinária foi sendo encontrada em restaurantes de diversos países. Os segredos para a excelente cozinha grega são: os ingredientes frescos, o uso correto das especiarias e ervas, o azeite de oliva e a simplicidade. Todo prato da culinária grega usa ervas e especiarias, colhidos nas montanhas e no campo e são famosos por seu forte aroma, que se sente à distância. Os gregos são muito saudáveis, pois tem um cuidado extra com a alimentação, prezando a qualidade dos alimentos e priorizando o uso de ingredientes naturais.
Texto por: Andressa Volpini/ Qual Viagem
Crédito foto destaque: Eva Campos Robles

Nenhum comentário:

Postar um comentário