segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

O melhor molho de tomates do mundo



O MELHOR MOLHO DE TOMATES 
DO MUNDO
Eu já fui daquelas pessoas que achava uma perda de tempo fazer molho de tomate em casa. Não sou mais desde que descobri a receita do molho de tomate que minha mãe faz. É rápido, fácil e delicioso. Compartilho com você essa receita porque 1) todos merecem saber fazer um bom molho de tomate; 2) o preço do fruto não está mais lá nas alturas. Faça essa receita e congele para ter à mão sempre. Eu congelo sem temperar, inclusive sem sal e óleo. Minha mãe me ensinou a temperar só quando usar.
Importante:
1) Os potes de vidro não costumam quebrar no congelador. Mas não encha demais, caso contrário, o molho, ao congelar, pode transbordar do pote. O ideal é deixar um espaço de 3 cm.
2) Não, eu não sei por quanto tempo eles podem ficar no freezer porque aqui em casa não ficam mais do que duas semanas no congelador.
Beijos,
Patricia

Ingredientes

Você vai precisar de:
Tomate: 2 quilos bem maduros, se possível, orgânicos
Cebola: Duas grandes descascadas e cortadas em quatro
Alho: Quatro dentes grandes descascados
Cenoura: uma grande ou duas pequenas, se possível orgânicas
Salsão: uma xícara picado (o talo e não as folhas)
Alho porró: 1/2 xícara dele picado (a parte branca e não a verde)
Modo de preparo:
1
Lave todos os ingredientes.
2
Corte os tomates, tire as semente e junte-os às cebolas, alho, cenoura, salsão e alho porró também cortados. Coloque tudo na panela de pressão. Em 15 minutos (depois que iniciar a pressão) está pronto. Acredite, não precisa colocar água porque o tomate e a cebola soltam MUITA água.
3
Desligue o fogo e deixe sair a pressão para abrir a panela.
4
Aos poucos, coloque o conteúdo da panela no liquidificador e bata até virar uma espécie de suco grosso, consistente. Muito cuidado, pois o líquido está muito quente. Faça essa etapa em duas ou três vezes.
5
Peneire o molho sobre a mesma panela que você usou paracozinhar os tomates.
6
Volte a panela ao fogo para apurar (reduzir a quantidade de água) e engrossar o caldo, algo que leva cerca de 20 minutos.
7
Enquanto o molho apura, lave os potes de vidro e no último enxágue passe água fervente. O molho de tomante será colocado nesses potes, que, ao esfriarem, serão levados ao congelador. Senão quiser congelar, basta temperar e se deliciar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário