terça-feira, 14 de julho de 2015

As qualidades do chá de hisbisco


(Thinkstock)
(Thinkstock)
  
Famoso por ser utilizado em dietas, os benefícios do chá de hibisco vão além do papel emagrecedor e antioxidante. A erva poderosa também possui propriedades muito importantes para a saúde do coração, diminuindo o colesterol ruim e aumentando o bom, de acordo com a nutricionista do Departamento de Nutrição da Phosther Algama, Camila Prata. “As pessoas esquecem que além de emagrecer, o hibisco tem também a função protetora do coração”, pontua a especialista. 
Além disso, ele pode ajudar a controlar outro problema ligado ao coração e à circulação sanguínea por seu efeito diurético. Segundo a especialista, quem tem pressão alta costuma utilizar remédios diuréticos e por isso o chá de hibisco pode ajudar a controlar a hipertensão. “Tem ação diurética, por ser fonte de flavonóides, antioxidantes importantíssimos para a saúde do coração. Além de reduzir triglicérides e controlar a pressão”, esclarece.  

Como consumir?

Segundo a nutricionista, a porção indicada para se consumir por dia é de 4 g a 6 g da flor
Normalmente a orientação é consumir de um a dois copos por dia, preparando com 1 colher de sobremesa da erva ou de 4 g a 6 g da flor. Se for escolhido tomar duas vezes ao dia, é preciso dividir a quantidade. Por exemplo, usar 2 g em 200 ml de água em cada receita. “O hibisco tanto pode ser feito com a florzinha a granel ou sachê, o que daria mais ou menos dois sachês por dia”, recomenda a nutricionista.
O problema de consumir o chá em excesso é que por ser muito diurético, a pessoa pode perder bastante líquidos e eletrólitos, minerais que são eliminados do organismo com o suor e a urina, e assim gerar uma desidratação. 
Pode adoçar?
Colocar açúcar no chá de hibisco não quer dizer que os benefícios serão reduzidos
A nutricionista pontua que algumas pessoas consideram que tomar chá sem adoçá-lo é uma tarefa bem complicada. Portanto, não há problema algum em adicionar açúcar ou adoçante: “Isso não quer dizer que vai reduzir os benefícios. Várias pessoas recomendam tomar o chá sem adoçar, mas existem pessoas que não conseguem”.
É comum encontrar em supermercados e lojas de alimentos naturais o hibisco misturado com algum alimento, alguma fruta e pronto para beber. Muitas vezes está acompanhado de maçã, uva ou cranberry, por exemplo. Isso porque, segundo a especialista, o hibisco puro tem gosto forte e o adoçante ou as frutas podem ser utilizados para facilitar a ingestão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário