quarta-feira, 5 de agosto de 2015

O Queijo Serra da Estrela




Queijo Serra da Estrela


Queijo Serra da Estrela remonta ao séc. XII é o mais antigo dos queijos Português e dos mais afamados de todo o Mundo. Esteve presente nas mesas reais e foi mesmo evocado por Gil Vicente no séc. XVI. 

A Serra da Estrela serve de pasto às ovelhas das raças "Serra da Estrela" ou "Churra Mondegueira", que são consideradas como as de melhor aptidão leiteira. 

Para que o queijo atinja a qualidade desejada deve ser feito sempre da mesma ordenha. 

Atualmente, o fabrico do queijo e seu ritual são feitos de forma tradicional, como há centenas de anos. 

Os pastores saem com o rebanho de manhã e regressam ao fim da tarde. Mulheres e filhas fazem o queijo de acordo com as técnicas que as suas antecessoras lhes legaram. 

O pastor deve escolher cuidadosamente o pasto das suas ovelhas, pois certas ervas dão mau gosto ao leite. Todos os dias o pastor ordenha as ovelhas ao cair da noite, após o que a sua mulher prepara o leite para fazer o queijo. 

DOP, vulgarmente chamado Queijo da Serra, é um queijo curado, com pasta semimole, amanteigada de cor branca ou amarelada. É feito a partir de leite de ovelha, na região da Serra da Estrela. 

Celorico da Beira é o cartão-de-visita do verdadeiro Queijo Serra da Estrela adequando as condições naturais privilegiadas do Rio Mondego, assim conhecida com titulo "Capital do Queijo da Serra da Estrela". O queijo da serra foi nomeado uma das 7 Maravilhas da Gastronomia de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário