terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Lombo suíno com batatas assadas



Lombo suíno com batatas assadas


Ingredientes 

Lombo suíno 1 kg, com capa fina de gordura (sem tempero)

Alho picado 2 dentes 

Limão Suco de 2 unidades 

Salsão picado 1 talo 

Cebola picada 1 unidade média 

Vinho branco 1 xícara (chá) 

Laranja-pera Suco de 4 unidades 

Caldo de legumes 1/2 litro 

Louro 1 folha 

Tomilho fresco 2 ramos 

Sal e pimenta-do-reino A gosto 

Azeite de oliva Quanto baste

Batatas assadas com alecrim e alho Quanto baste para servir



Modo de preparar 

1 Amarre o lombo com barbante 100% algodão, para que se mantenha num formato bonito. Caso não tenha barbante, pode deixar sem amarrar – a única diferença será no formato. Tempere o lombo suíno com o alho, o suco de limão, o salsão picado e a pimenta. Acondicione o lombo numa tigela com tampa e deixe marinar, na geladeira, por 2 horas. 

2 Após o descanso, aqueça 1 fio de azeite numa panela com tampa, que possa ir ao forno (de preferência, de ferro. Tempere o lombo com sal e, em fogo alto, doure-o por todos os lados. Retire o lombo e reserve. Na mesma panela, coloque a cebola em fatias e deixe dourar ligeiramente. Se necessário, acrescente mais 1 fio de azeite. Quando estiver dourada, junte o vinho branco, raspando bem o fundo da panela, para deglacear. 

3 Adicione então o suco de laranja e o caldo ou água quente. Volte o lombo para a panela e junte os ramos de tomilho inteiros e a folha de louro. Mantenha em fogo alto, até ferver. Quando ferver, baixe o fogo e tampe a panela. Transfira a panela para o forno baixo, a 160ºC, e asse por 1 hora e meia. Na metade desse tempo, abra a panela e cheque para ver se ainda tem líquido; se necessário, acrescente mais caldo quente. Mantenha o lombo no forno, com a panela tampada, até a carne ficar bem macia e ainda úmida. 

4 Retire o lombo do forno e reserve. Peneire o caldo que restou e volte o líquido para a panela. Reduza o caldo, em fogo baixo, até engrossar ligeiramente. Corrija o sal e a pimenta e, se quiser trazer um pouco mais de brilho e untuosidade, finalize com 1 colher de manteiga. Reserve. 

5 Retire o barbante do lombo, corte a carne em fatias finas e sirva com as batatas assadas e o molho de laranja reduzido. Dica: O suco de laranja é essencial para essa receita. Se não tiver laranja-pera, substitua pelo suco de 2 laranjas-limas e 2 limões. 


Outro item essencial é a utilização de uma panela de ferro. As que têm tampa que podem ir ao forno são perfeitas. Caso não possua uma, utilize uma assadeira funda e cubra-a com uma folha dupla de papel-alumínio, bem vedado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário