sábado, 9 de julho de 2016

Ribollita





Ribollita


Mistura de feijões, verduras, temperos e pão amanhecido, com pequenas variações dependendo do lugar e até da família (coisa bem comum na Itália), a ribollita é uma sopa de pão popular na Toscana. Nasceu camponesa, servida no almoço e reaproveitada no jantar, daí o nome, que quer dizer “refervida”. É uma sopa forte, encorpada, uma delícia reconfortante. A receita é fácil, mas dá um pouco de trabalho especialmente com a pré-preparação de alguns ingredientes. Mas, depois que você fizer uma vez, vai querer repetir. A ribollita da foto foi feita pelo gourmet italiano Maurizio Remmert – ele serviu o prato no almoço de lançamento do 7º Paladar – Cozinha do Brasil. Acabou intimado a revelar a receita e convidado a preparar o prato de novo, para a foto.

Ingredientes

750g de feijão branco cozido em água com sal
8 fatias de pão
7 folhas de repolho picadas
200g de bacon em cubos
100g de presunto cru ou speck
4 tomates, sem pele, picados
1 talo de alho-poró picado (só a parte branca)
1 talo de salsão picado (só a parte branca)
1 cebola picada
8 dentes de alho
2 litros de caldo de legumes
8 ramos de tomilho
3 ramos de alecrim
40g de parmesão

Preparo


1Cozinhe o feijão branco em água com sal. Reserve 1/3 (250g) inteiros e faça um purê com o restante (500g).
2Pique o presunto e metade do alho. Faça um buquê com metade do tomilho.
3Refogue o bacon sem deixar torrar, seque em papel toalha. Reserve.
4Refogue a cebola em fogo brando, numa panela grande com azeite, junte o picadinho de alho e presunto. Quando começar a dourar ponha o repolho, o salsão, o alho-poró, o bacon refogado, o feijão branco inteiro, o tomate e o buquê de tomilho. Cozinhe em fogo brando.
5Dilua o purê de feijão branco no caldo de verduras e junte à panela da sopa. Ponha o pão e cozinhe por cerca de uma hora.
6Refogue em outra panela com azeite o alho, o alecrim e o tomilho. Aqueça e junte à sopa 15 minutos antes de terminar o cozimento.

7Desligue o fogo, deixe descansar e sirva com parmesão ralado na hora.

Fonte: Paladar

Nenhum comentário:

Postar um comentário