domingo, 4 de setembro de 2016

O melhor bolo de maçã do mundo

APPLE-CAKE

O melhor bolo de maçã do mundo

Sim, na minha humilde e insignificante opinião, esse é o melhor bolo de maçã do mundo.
Curiosamente, dá pra contar nos dedos as vezes em que eu fiz essa receita. Não que seja um bolo complicado ou cheio de etapas, na verdade é bem fácil e rápido.
Quando parei para pensar no porquê de eu não fazê-lo mais frequentemente, a conclusão foi a seguinte: é tão gostoso, mas tão gostoso, que eu só faço pra pessoas que eu gosto muito. Pra não desvalorizar, sabe?
apple-cake-gift
Não vou ficar aqui citando nomes😉 , vocês sabem quem vocês são, e o que fizeram por mim. Este post é para vocês, merecedores do melhor bolo de maçã do mundo!
Bolo de Maçã (ligeiramente adaptado daqui)
Esse bolo fica bem molhadinho por causa das maçãs picadas na massa, com um cheirinho de canela que domina a casa. No topo do bolo se forma uma casquinha açucarada que é uma delícia! Eu gosto muito de acrescentar nozes quebradas também, pra dar um crocante e, num dia de falta de maçãs, já usei pêras – ficou muito bom.
Os pequenos que eu dei de presente para a minha amiga foram assados em formas de papel para bolo inglês, sobre uma assadeira, para não queimar.
OBSERVAÇÕES:
  • Sim, a massa fica bem pesada, parecendo massa de cookie, mas é assim mesmo. Se a sua batedeira for ching ling pode não aguentar e queimar, mas já fiz muito essa receita em batedeira doméstica comum e sempre deu certo;
  • Não, essa receita não leva fermento em pó, somente o bicarbonato de sódio que funciona como agente de crescimento da massa. Nunca substitui por fermento, então não sei se dá certo;
  • Nunca fiz com farinha integral, nem com açúcar mascavo, nem com outras substituições do tipo – algumas pessoas fizeram e deixaram comentários aqui.
Ingredientes
  • 1 1/3 xícaras de óleo vegetal (uso o de canola)
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de canela em pó
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 xícaras de açúcar refinado
  • 3 ovos
  • 3 a 4 maçãs (a receita pede das Granny Smith, mas eu já usei gala e fuji), descascadas, sem sementes e cortadas em cubinhos.
  • 1 xícara de nozes ou pecãs (opcional)
  • 1 colher de chá de essência de baunilha (nunca uso)
  1. Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo uma forma grande de buraco no meio, ou uma redonda de 25cm.
  2. Peneira numa tigela grande a farinha, canela, bicarbonato e sal. Misture bem e reserve.
  3. Na tigela da batedeira, coloque o óleo, os ovos e o açúcar. Bata em velocidade alta até ficar amarelo claro.
  4. Com a batedeira em velocidade média, vá acrescentando a mistura de farinha gradualmente, e abata somente até ficar homogêneo.
  5. Junte as maçãs picadas e as nozes, e misture com uma colher grande ou espátula. Junte a baunilha e mexa bem.
  6. Transfira a massa para a forma preparada e asse até que um palito saia seco quando espetado no centro do bolo (de 50 minutos a 1 hora).
  7. Retire do forno e deixe amornar. Desenforme e vire o bolo de cabeça para cima. Deixe esfriar completamente para servir.
apple-cake-slice
E

Nenhum comentário:

Postar um comentário