domingo, 4 de setembro de 2016

Pão australiano (Aussie Bread)

Pão australiano (Aussie Bread) com manteiga cremosa do Outback

PaoAustralianoComManteigaCremosa_CoznhandoPara2ou1
1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de farinha de trigo integral
1/2 xícara de farinha de centeio
1/2 colher de sopa de cacau em pó (ou chocolate em pó sem açúcar)
1 colher de café de sal
1 e 1/2 colher de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sopa de fermento biológico seco (fermento para pão)
1/2 xícara de água morna
2 colheres de sopa de mel ou melado de cana
1 colher de sopa de manteiga
Fubá para polvilhar
Peneire todos os ingredientes secos (menos o fubá) em uma bacia, retorne os resíduos que ficaram na peneira e abra um buraco no meio.
Misture a água com o mel/melado e despeje sobre os ingredientes secos, misturando bem com as mãos até obter uma massa homogênea. Transfira a massa para uma superfície limpa, polvilhada com um pouquinho de farinha de trigo e vá amassando-a e sovando-a (cliqueAQUI para ver todas as Dicas sobre como sovar a massa de pães).
Aos poucos, vá incorporando a manteiga à massa. Parece que não vai dar certo, mas pode acreditar e ir amassando a massa com a manteiga que dá certo sim. Evite ao máximo acrescentar mais farinha, aos poucos a massa vai desgrudando e ficando maleável e fofinha.
Se tiver uma batedeira planetária, pode bater a massa com o gancho em velocidade máxima. A manteiga também entra depois que a massa estiver bem misturada.
Quando a massa estiver lisa, retorne-a à bacia, cubra com plástico filme ou um pano umedecido com água fervendo e deixe crescer por 1 hora. Eu gosto de deixar dentro do microondas desligado.
Com uma faca afiada, corte a massa em duas ou três partes e molde os pães. Se preferir, faça pãezinhos menores. Coloque-os em uma forma ou assadeira polvilhada com fubá, deixando uns 10 centímetros entre eles. Polvilhe os pães com o fubá e deixe-os crescer novamente por mais 1 hora. Eu fiz alguns cortes nas laterais dos pães para decorar.
Depois desta segunda pausa, leve os pães ao forno preaquecido em 180ºC por mais ou menos 30 minutos ou até que a superfície dos pães estejam douradas e a sua cozinha, deliciosamente perfumada. Retire os pães do forno e deixe-os esfriar preferencialmente sobre uma grade.
Para preparar a manteiga cremosa, você só precisa de uma boa manteiga em temperatura ambiente e água bem gelada. Coloque pelo menos duas colheres bem cheias da manteiga na batedeira e aos pouquinhos vá acrescentando colher a colher da água gelada enquanto bate, sem exagerar, até dobrar de volume.
Aí vai do seu gosto: eu prefiro a manteiga aerada mas ainda firme, então não bato muito. Se preferir mais “macia”, continue batendo. Depois disso, coloque-a em um potinho para servir. (Se não consumir tudo, mantenha em pote fechado na geladeira.)
Retire os pães do forno e sirva-os ainda quentinhos com a manteiga. Para ficar bem característico, servi com a faca enfiada no pão, como costumam fazer no Outback. 😉
Estas quantidades rendem três pães médios (suficientes para sanduíches individuais) ou dois um pouco maiores. Se quiser, espere os pães esfriarem completamente, embale-os em um sacos plásticos, retire o máximo de ar possível e feche bem para congelá-los por até 3 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário