quinta-feira, 27 de outubro de 2016

A origem da palavra restaurante

A origem da palavra restaurante

Essa é interessante. Para começar, como você sabe, vem do latim “restaurare”, restaurar, ou seja, é um sinônimo de ‘restaurador’, indicando que é um local onde você restaura suas forças. Mas a história completa vale a pena ser lida e reproduzo-a qual recebi dohttp://www.umacoisaeoutra.com.br:

“Em 1765, um pequeno empresário francês de nome Boulanger abriu em Paris uma casa de comidas. Na fachada pôs um cartaz em latim vulgar no qual se lia “Venis ad me omnes qui stomacho laboratis et ego restaurabo vos” (Vinde a mim os que tendes o estômago vazio que eu os restaurarei).
Resultado de imagem para Boulanger

Naquela época não havia casas desse tipo, só existiam as tabernas, mas nelas servia-se apenas vinho e outras bebidas e, às vezes, algum tira-gosto. O êxito da casa de Boulanger não foi imediato mas, quando ocorreu, vinte e quatro anos mais tarde, com o estourar da Revolução Francesa, foi tão ressonante que os estabelecimentos como o seu, chamados inicialmente “restaurat” e mais tarde “restaurant” multiplicaram-se rápidamente por toda Paris e não demoraram em aparecer em outras capitais européias. Um dos primeiros clientes de Boulanger foi o enciclopedista Denis Diderot, que elogiava muito os seus pratos, embora admitisse que o lugar era “um pouco caro”.


Antes da Revolução de 1789, os castelos e mansões das famílias aristocráticas da França mantinham grandes e sofisticadas equipes de cozinha, mas com o fim do Antigo Regime, muitos chefes de cozinha e cozinheiros desempregados abriram seus próprios restaurantes, a ponto de em 1804 existir em Paris mais de quinhentas casas inspiradas na idéia de Boulanger, o que permitiu que o produto do trabalho de alguns dos chefes de cozinha mais célebres da história fosse saboreado pela primeira vez por paladares plebeus.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário