sábado, 19 de novembro de 2016

Kunaife- Torta Cabelo de Anjo




KUNAIFE  (KNAFEH) 
TORTA CABELO DE ANJO 
DISCOS DE ALETRIA COM CALDA DE MEL

Pesquisando receitas, encontrei uma Chef de reposteria madrilenha, a libanesa Rita Chnais. Contou que adora Kunaife, faz parte de sua identidade e formação cultural. 
Afirma que é sua favorita pois além de deliciosa tem um lugar especial em seu coração por trazer de volta a inesquecível lembrança dos domingos da Ressureição da Páscoa da infância e adolescência no Líbano, quando a macia e vistosa sobremesa alegrava a família com seu impressionante sabor. 
Ela descreve o doce como sendo uma massa de pão crocante segurando uma mistura de queijo rico, quente e pegajoso, amarrados juntos com o aromático perfume de rosas, perfeição pura. 
Surgida na Palestina, a cidade de Nablus especializou-se aprimorando inclusive o macio queijo de cabra usado na receita, que está entre as mais populares do Oriente Médio. São muitas as variações e aqui no Brasil ela aparece finalizada com ricota e leite condensado.

Helena Menezes

TORTA KUNAIFE

Ingredientes para a Massa

250 g de massa kataifi (aletria cabelo-de-anjo)
150 g mozzarella
150 g queijo ricota
80 g de manteiga clarificada (aquecida para remover o soro do leite)
20 g manteiga macia para untar a bandeja
Ingredientes para a Calda 
200 g de açúcar
100 g de água
1 pau de canela (opcional)
1 cardamomo esmagado 
1 limão
1 colher de chá de água de rosas
1 colher de chá de água de flor de laranjeira

Fazer a calda misturando o açúcar, a água, o cardamomo e a canela em uma panela. Deixar o açúcar derreter completamente em fogo brando. Quando borbulhar, adicionar o suco do limão e ferver mais um minuto. Desligar o fogo e após esfriar, adicionar as águas de rosas e flor de laranja. Nunca adicionar as águas enquanto a mistura ainda está borbulhando pois perderão seu sabor delicado.

Modo de Fazer a Massa
Em um processador de alimentos moer o kataifi em pedacinhos, se preferir poderá montar em ninhos. Colocar a massa em uma tigela grande e adicionar a manteiga clarificada. 
Com as mãos, misturar bem a manteiga em todos os pequenos pedaços. Misturar e amassar os dois queijos em uma tigela. Esta receita pode ser feita no dia anterior, sendo a mistura de queijos e o kataifi amanteigado guardados na geladeira. Preparar a torta untando uma forma de aro removível, adicionar 2/3 de massa e cobrir a bandeja, pressionar bem para ter uma disco de ½ cm de espessura em todos os lados. 
Assar a massa em forno pré-aquecido, em 200 graus por 7 minutos. 
Adicionar o recheio de queijo, levar novamente ao forno por 7 minutos, somente para derreter. 
Adicionar a kataifi restante e dourar bem por mais 7 ou 10 minutos. Decorar com pistaches e pétalas de rosas. 
Servir quente, regado com a calda também quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário