domingo, 20 de novembro de 2016

Leite condensado: saiba mais sobre o ingrediente queridinho dos brasileiros

Leite Condensado.
Leite condensado costuma ser visto como sinônimo de coisa boa – afinal, quem é capaz de resistir a um brigadeiro ou a um delicioso pudim de leite? Sobre morangos ou ainda na forma de doce de leite, é difícil achar sobremesa que não fique melhor com um toque do ingrediente. Isso sem falar naqueles que o comem puro mesmo, direto da lata ou no meio do pão.
No entanto, quem vê as tentadoras latinhas no mercado pode não saber que o produto não foi inventado para brilhar nas sobremesas, mas sim como uma forma de conservar melhor leite em uma época sem geladeiras. Ou que o adorado brigadeiro foi inventado para angariar votos em uma eleição presidencial.
Veja abaixo algumas curiosidades e macetes sobre o queridinho das multidões. Avisamos: é possível que você fique com fome...!
  • Getty

    Quem inventou o leite condensado?

    O ingrediente, como o conhecemos hoje, tem vários "pais". O norte-americano Gail Borden Jr., no entanto, foi quem aperfeiçoou e patenteou o método de produção industrial do produto em 1856. O objetivo era aumentar a vida útil do ingrediente e evitar que ele azedasse antes de chegar ao consumidor nas grandes cidades. Nesta época, o leite condensado era consumido diluído em água - seu uso em doces só veio depois.
    Imagem: Getty
  • Junior Lago/UOL

    Como é produzido hoje?

    Ao contrário do que o nome indica, o leite condensado não é feito por condensação, mas sim por evaporação: após ser pasteurizado, ele recebe açúcar (que, aqui, também age como conservante) e passa por um processo que remove 60% de sua água.

    Quem costuma ler receitas em inglês às vezes encontra "evaporated milk" (leite evaporado) na lista de ingredientes. Trata-se do leite que passou por este processo, mas não teve açúcar adicionado na fórmula.
    Imagem: Junior Lago/UOL
  • Divulgação

    O tal do brigadeiro

    Para muita gente, falar de leite condensado é falar de brigadeiro. Conta a lenda que o doce foi inventado por eleitoras do Brigadeiro da Aeronáutica Eduardo Gomes, candidato à presidência em 1945. Ele perdeu a disputa para Eurico Dutra, mas a receita entrou para a História.

    Existem vários segredos para o preparo do brigadeiro perfeito --no que diz respeito ao leite condensado, nada de fogo alto: a mistura perde o ponto rapidamente se aquecida em excesso. Leia mais 
    Imagem: Divulgação
  • Reinaldo Canato/UOL

    Meu reino por um pudim

    O pudim de leite condensado é sempre uma boa pedida para a sobremesa, seja em sua versão mais tradicional ou em releituras com chocolate, pistache, paçoca ou café, entre outras. A questão dos furinhos na massa é uma discussão que nunca termina --quem prefere o pudim liso precisa tomar cuidado na hora de misturar os ingredientes. Ao bater demais, incorpora-se ar na massa: ele fica preso na hora de assar, formando as tão polêmicas bolhinhas.

    Outra medida para ter um pudim lisinho é assá-lo em forno baixo e não colocar água quente no banho-maria: paciência e muito tempo de forno são as soluções para que a massa cozinhe de maneira uniforme.




Nenhum comentário:

Postar um comentário